A pobreza pode ser entendida em vários sentidos, principalmente:
- Carência material; tipicamente envolvendo as necessidades da vida cotidiana como ,alimentação , vestuario e cuidados de saúde. Pobreza neste sentido pode ser entendida como a carência de bens e serviços essenciais.
Até vinte ou trinta anos atrás, as prioridades no Brasil eram coisas como o desenvolvimento econômico, a modernização do Estado, a participação política, a democracia e a mobilidade social. Hoje, os temas dominantes são a pobreza e a exclusão social. Não é que estas questões não estivessem presentes no passado; mas elas eram vistas como uma decorrência dos problemas, deficiências ou desajustes na ordem econômica, política e social, que seriam resolvidas e superadas na medida em que estes problemas fossem sendo equacionados. Hoje, o tema da pobreza aparece no primeiro plano, requerendo atenção imediata, e definindo o foco a partir do qual as demais questões são vistas e tratadas.
A questão da pobreza, em qualquer nação, aparece em diversos ângulos e todas opções não têm dado uma resposta condizente às causas da origem de tal fato;
A pobreza é o maior mal (problema) que envolve um país e isto é decorrência direta da situação econômica vigente, ou acumulada ao longo da história de estagnação, de desemprego, de falta de investimentos na economia e, sobretudo, de descontrole das autoridades em fazer um país crescer de maneira harmoniosa e equilibrada.Essa imagem infelizmente se repete em todo mundo,não deveriamos achar isso normal,mas infelizmente isso ja passa dispercebido pelos nossos olhares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário